Avançamento no dia 04 de maio de 2013

Nos dias 04 e 05 de maio foi realizado pelo Capitulo Mar de Xaraes nº 44 de Maçons do Real Arco do Brasil, o avançamento de 4 Irmãos companheiros aos graus da maçonaria norte-americana, conhecidos por Mestre da Marca (MdM), Past Máster (PM), Mui Excelente Mestre (MEM) e Maçom do Real Arco (MRA).

A cerimônia dos 04 graus foi presidida pelo Sumo Sacerdote Irmão Alison Gordin Pedroso que com o auxilio dos oficiais litúrgicos levou mais Luz na Maçonaria.

foto8No sábado (04) aconteceu o avançamento dos Irmãos Francisco Carlos Campos, Diretor Cultural do GOMS e do Irmão Ivair Ximenes Lopes da GLEMS aos graus de Mestre da Marca e Past Máster.

No domingo (05) foi realizado o avançamento aos graus Mui Excelente Mestre e Maçom do Real Arco dos Irmãos Edmar Rinaldo de Queiros, Venerável Mestre da Loja Filhos da Luz nº 37, Francisco Carlos Campos, Diretor Cultural do GOMS, Antônio Carlos Rios, Grande Secretario de Comunicação Social e Ivair Ximenes Lopes da GLEMS.

Definição dos Graus:

Mestre da Marca – MdM: “Um grau que enfatiza as lições de regularidade, disciplina e integridade. É um grau muito impressionante centrado na história do Companheiro das pedreiras e sua função na construção do Templo. Sua importância na Maçonaria Inglesa pode ser julgada pelo fato de que opera como uma Grande Loja separada e é altamente procurada pelos membros da Arte naquela jurisdição”.

Past Máster – PM: “Um grau que enfatiza a lição da harmonia. Ele é conferido por causa do antigo costume que requeria que um Maçom deve ser um Past Master (Mestre Instalado) para ser exaltado ao Real Arco. Em algumas Grandes Jurisdições este Grau é conferido a todos os Mestres instalados na Loja Simbólica (Blue Lodge). O Grau não confere nenhum rank real sobre seu receptor, mas é mantido para exemplificar o antigo costume. No começo, o Real Arco era prerrogativa exclusiva de Mestres Eleitos ou Instalados”.

Mui Excelente Mestre – MEM: “Um Grau que enfatiza a lição de reverência. Ele é centrado na dedicação do Templo depois de sua finalização, particularmente à consagração do Sanctum Sanctorum e a descida do Espírito Santo no Templo. É complementar ao Grau de Mestre de Marca e completa as lições simbólicas introduzidas naquele Grau. O Grau de Mui Excelente Mestre é o único Grau Maçônico de qualquer Rito que fala da terminação e dedicação do Templo de Salomão. Sua nobreza e carga emocional o tornam uma das mais belas etapas da senda Maçônica”.

Maçom do Real Arco – MRA: “É o momento em que a Lenda do Templo será concluída para você em magnífico esplendor. É o cume dos graus originais das Lojas Simbólicas, tal como praticadas nas Antigas Lojas da Inglaterra antes de 1820. O Grau explica as origens da Palavra substituta encontrada no Grau de Mestre Maçom, o resgate da Palavra Inefável e seu ocultamento no Real Arco. Esse Grau, junto com o de Mestre Maçom, pode ser exemplificado como um grande ou “super” Grau, com o Grau de Mestre Maçom explicando a perda da Palavra e o Real Arco explicando seu resgate. Um Capítulo é presidido e dirigido por um Sumo Sacerdote”.

“Nenhum Rito da Maçonaria é mais atuante no mundo quanto a Maçonaria do Real Arco. Presente em todos os países do mundo; em todos os continentes e em muitas ilhas, os Capítulos do Real Arco podem ser encontrados, sempre dispostos a receber seus companheiros de outras partes do mundo, naquele companheirismo típico que caracteriza a Maçonaria do Real Arco”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.