Graus superiores do rito de York

O Rito de York

O Rito York foi fundado no ano de 1797, tendo como organizador e fundador principal o Ir Thomas Smith Webb. É justamente este irmão, que deu a estrutura e doutrina filosófica com os seus respectivos procedimentos gerais ao sistema maçônico que pode ser identificado pelo nome genérico de “Rito Americano” ou “Rito York”.

A Grande Loja da Pensilvânia, foi a primeira Grande Loja a ser fundada naquele país norte-americano. O Rito York, diferentemente como é praticado no Brasil, só existe a partir do 4º grau e se estende até o 13º Grau, nada mais.

As Blue Lodges, ou seja, as Lojas Simbólicas norte-americanas trabalham com um ritual que descende diretamente do velho Ritual da Grande Loja dos Antigos (a de 1751), portanto, mais antigo do que os rituais ingleses atuais, todos posteriores à União de 1813.

As Grandes Lojas norte-americanas, não têm nenhum vinculo com os Ritos York e EAA.

Aqui no Brasil, a maioria das GGLL, o GOB e a maioria dos GGOOEE, apesar de afirmarem que trabalham no Rito York, trabalham especificamente no sistema ritualístico inglês, ou seja, o Craft (Ofício) ou ainda “Cerimônias Exatas da Arte Maçônica”, nada tendo a ver com o legitimo Rito York, o Americano.

O Rito York no Brasil

Graus superiores do rito de York
Graus superiores do rito de York

O Rito York chegou ao Brasil através do Grande Oriente Unido, também conhecido por “Grande Oriente dos Beneditinos”, com a Washington Lodge, fundada em 19 de novembro de 1874, na cidade de Santa Bárbara do Oeste-SP. Esta Loja “não foi fundada por ingleses, mas, sim, por norte-americanos”, depois de terem emigrado para o Brasil, por ocasião da Guerra Civil nos Estados Unidos da América do Norte.

A segunda Loja a praticar o Rito York é a Loja “Phoenix”, criada em 21 de maio de 2003 na cidade de Cacoal, Estado de Rondônia, jurisdicionado a Grande Loja do Estado de Rondônia. Esta Loja sofreu influência e intercâmbio maçônico com irmãos brasileiros e estrangeiros da “Brasilian Logde nº 1182”, da Grande Loja de Nova Iorque “Grand Lodge of the State of New York” a qual no processo de fundação da Loja Phoenix, forneceram todos os rituais devidamente traduzidos para a língua portuguesa e suporte ritualístico por intermédio da diretoria da Loja Americana. Na época tendo como Venerável Mestre ( Worshipful Master ) o irmão Paulo Koo que não mediu esforços para que os trabalhos seguissem na mais perfeita normalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.