Capítulo “Mar de Xaraés”

Fundado em 1° de Janeiro de 2001. Nos dias trinta de abril e primeiro de maio próximos passados, em Campo Grande, foi instalado o Capítulo “Mar de Xaraés” n.44 de Maçons do Real Arco, com o avançamento de 22 irmãos companheiros aos graus da maçonaria norte-americana, conhecidos por Mestre da Marca, Past Master, Mui Excelente Mestre e Maçom do Real Arco.

Com a instalação do Capitulo “Mar de Xaraés” n.44, os irmãos de todas as potencias que mantém reconhecimento em Mato Grosso do Sul poderão ingressar.

Assumiu a presidência o Poderoso e Respeitável irmão Companheiro Rubens Marques dos Santos, posse conferida pelo Delegado Geral do Real Arco para a América Latina, irmão Companheiro João Guilherme Ribeiro.

Breve histórico: a maçonaria teria surgido no continente europeu, mas se desenvolveu na ilha (Grã-Bretanha), notadamente na Inglaterra, Escócia e Irlanda, culminando com a criação da Grande Loja de Londres em 1717, iniciando a fase conhecida como especulativa. Logo em seguida, foi para a América do Norte, onde se manteve sem alteração até os dias de hoje.

Na Inglaterra as cerimônias maçônicas sofreram alterações em 1813 com a união das duas Grandes Lojas então existentes, a dos “modernos” com a dos “antigos”, o que veio a alterar algumas práticas. Assim, pode-se dizer, sem medo de errar, que a maçonaria norte-americana mantém o mais antigo sistema maçônico.

Trata-se de graus que complementam e completam o Grau de Mestre e que teve uma definição interessante em 1751, quando Laurence Dermott, principal da Grande Loja dos “antigos”, que mantiveram as tradições desde antes da famosa data de 1717, dizia que “o Santo Real Arco é a raiz, o coração e o cerne da Maçonaria”.

amilcar

No Capitulo “Mar de Xaraés n.44” foram avançados irmãos da Grande Loja de Mato Grosso do Sul, do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso do Sul (filiado ao Grande Oriente do Brasil) e do Grande Oriente de Mato Grosso do Sul – COMAB, representado pelos Irmãos Companheiros Luiz Carlos Rosalino Lima, Vicente Sarubbi, Amilcar Silva Júnior e João Batista Grecco Pelloso.

AMILCAR SILVA JÚNIOR
MI, G33, MRA
GOMS-COMAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.