Grau de Mestre de Marca

Mestre de Marca

Mestre de Marca

Preliminar sobre o Rito

O Rito de York, por ser teísta, está mais ligado aos países onde os cultos evangélicos predominam, pois o clero desses cultos tem dado à Maçonaria o apoio e o suporte necessário para a sua evolução e crescimento.

O Rito de York é o rito predominante da Maçonaria Norte Americana. Sob sua égide se desenvolveram líderes da sociedade estadudinense nos principios da Liberdade Igualdade e Fraternidade. Estudiosos afirmam que este rito tem origens iluministas.

O Sistema ritualístico Norte-americano, mais conhecido por Rito de York ou Rito Americano, tomou a sua forma hoje conhecida a partir de 1797, por intermédio do então codificador e “maçonólogo” I.’., Thomas Smith Webb, que fez uma coletânea dos rituais dos Graus Simbólicos, Graus Capitulares, Graus Crípticos e as Ordens de Cavalaria. Webb tomou por base para composição do Rito, as Ilustrações de Maçonaria ( Illustrations of Masonry ) do I.’. Willian Preston(1772) e das ritualísticas e procedimentos da Grande Loja dos Antigos (1751).

Acredita-se que o Rito de York foi levado à Inglaterra por volta de 1777.

Surge então o Rito de York ( York Rite ), reforçando ainda mais as origens dos Antigos. Não sendo bastante no mesmo ano, em 24 de outubro, na cidade de Boston, Webb conseguiu a proeza de reunir diversos Sumos Sacerdotes dos Capítulos em uma Convenção.

Após a Convenção o Companheiro Ephraim Kirby foi eleito em 24 de janeiro de 1798, Grande Sumo Sacerdote, transformando no ano seguinte, da união de todos os Grandes Capítulos, o Grande Capítulo Geral dos Maçons do Real Arco ( The General Grand Chapter of Royal Arch Masons ), recebendo o termo International a partir de 1954. Nos EUA as Lojas Simbólicas são denominadas Lojas Azuis ( Blues Lodges ), e em muitas Grandes Lojas só se usa a terminologia Rito a partir do 4º Grau do REAA e do Grau de Mestre de Marca do Real Arco. Pode parecer paradoxo, pois o sistema das Lojas Simbólicas originara-se a partir da composição de Webb, ou seja, RY.

Conforme o Educational Bureau of the General Grand Chapter, Royal Arch Masons dos Estados Unidos da América, o Rito de York é dividido em 4 partes: Lojas Azuis, Capitulo  do Real Arco, Conselho Cripitico e Comanderia.

O Grau da Marca

A Lição Inacabada…

Parabéns, você é um Mestre Maçom. Em sua caminhada simbólica, você sentiu a alegria do Aprendiz que foi aceito e viu a Luz. Sentiu também a impaciência natural do Companheiro, ansioso por alcançar a plenitude maçônica. E é perfeitamente natural que imaginasse chegar a Mestre numa apoteose gloriosa. Ao contrário, encontrou a dor e o manto sombrio do luto. Com aquele choque inesperado, ficou indelevelmente gravado, em seu coração, o Ensinamento Maior, aquele que prepara todo Maçom para o encontro com o Supremo Criador. Você é Mestre Maçom. Finalmente.

Mas o arquiteto está morto, vítima da inveja e da cobiça. A missão está incompleta, porque o Templo está inacabado. E a Palavra, que só podia ser transmitida por três, está perdida.

Você é um Mestre Maçom, é verdade. Mas ainda que você seja um Mestre antigo ou mesmo um Mestre Instalado, não teve como saber como nem quando o Rei Salomão cumpriu sua promessa, elevando a Mestres os Obreiros do Templo. Sabe, pelo Livro das Sagradas Escrituras, e o Templo foi terminado e consagrado, mas também não sabe como nem quando. e, finalmente, esta de posse apenas dos Segredos Substituídos de Mestre Maçom, porque a Verdadeira Palavra se perdeu.

Você é um Mestre Maçom. Mas ficou em você, como em qualquer Mestre inteligente e sensível aos ensinamentos, uma sensação inequívoca de que a história não se completou, de que deve haver, tem que haver algo além.

È o “primeiro” (só para situar àqueles acostumados com o REAA, pois no Rito de York Não existe esta hierarquia numeral )  grau capitular do rito.

O grau de Marca que enfatiza as lições de regularidade, disciplina e integridade. É um grau muito impressionante centrado na história do Companheiro das pedreiras e sua função na construção do Templo.

Sua importância na Maçonaria Inglesa pode ser julgada pelo fato de que opera como uma Grande Loja separada e é altamente procurada pelos membros da Arte naquela jurisdição.

Grau de Mestre de Marca
Grau de Mestre de Marca

Ao fazer o Grau de Mestre de Marca, o Mestre Maçom estará resgatando uma das tradições operativas mais singelas e significativas da Idade Média – e passando a identificar-se como faziam nossos antepassados que construíram as magníficas catedrais góticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.